Por Márcio Fernandes
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1- Criar e organizar a governança do comitê de Crise. Em geral, muitos ficam paralisados, o que é péssimo, mas ainda pior é o esforço disperso ou o tradicional incompetente bem-intencionado. Uma boa governança deve permear inclusive a gestão da Crise. Quem faz o que, quem é responsável pelo o que? Etc. Um organograma e sua fluidez na prática das medidas são fundamentais.
2- Não perca o foco no médio e no longo prazo, e em especial no que virá depois da crise. Durante a crise, o foco em como sobreviver pode parecer a única medida razoável, mas se houver alguém, sem a contaminação (literalmente falando), para pensar na saída, ou seja, como será o day after, quais são as oportunidades e medidas estruturantes propostas pelo NOVO, resultados melhores podem ser conquistados.
3- Seja otimista, mas com realismo. É importante olhar o lado frutífero das crises, mas é claro com os pés no chão, garantindo a sobrevivência em primeira instância. Entretanto num momento de crise, o negativo fica tão potente que pode afetar o ânimo e a vontade de vencer do time. Ser positivo e proativo, pode lhe dar um tom otimista que energizará a muitos.
4- O mundo muda muito, mas nós percebíamos pouco. Isso nos dava a sensação de conforto para que na maioria das vezes, pudéssemos não fazer nada e permanecer inertes. Uma crise traz consigo a obrigação de atitudes e medidas mais enfáticas. Neste caso, temos que mudar na velocidade do mundo. O certo é que o mundo não para de mudar. Que possamos usar a crise para afinar nossa percepção de que devemos nos adaptar sempre.
5- O Engajamento de todos ocorrerá apenas se o escopo proposto fizer sentido. Seja humilde, compartilhe ideias e absorva participações. As equações mais complexas já têm respostas e estas respostas já estão ao seu alcance.
6- Como tudo na vida, uma cultura pode mudar, adaptar-se, evoluir, incluir o novo, atualizar-se, desde é claro que haja espaço aberto à participação, imparcial e fluida das pessoas. Sejam colaboradores, clientes, acionistas etc., na crise ou a qualquer tempo.
7- Na crise ou fora dela, viva seus valores. Em especial na crise, expandir a aplicação prática de valores é um belo remédio e sem dúvida um belo exemplo.
8- Pensar em si próprio e em seus desejos não é errado. Errado é fazer só isso. Em especial nos momentos de crise, olhar e agir pelo todo sendo um exemplo e vivendo um propósito maior pode lhe oferecer a melhor reputação que existe, a legítima.
9- Na crise, líderes de verdade não se escondem. Decisões difíceis precisam ser tomadas. Mesmo não sabendo tudo e em muitos casos tendo medo (o que é normal), o melhor líder é aquele que sabe aprender, ouvir e tem a humildade para seguir por caminhos que não foram delineados apenas por ele mesmo. Participa, pergunta e está presente (mesmo que por meios virtuais).
10- A melhor hora para testar e desenvolver talentos é na crise. Este processo fica muito mais produtivo pois testa também a capacidade de um líder em confiar. O melhor Pipeline de líderes nasce todos os dias e em todos os lugares, mas pode de fato crescer e muito na crise. Confie e os exponha.
11- Humanize sua gestão e suas atitudes. Entre as medidas mais prósperas geradas por crises, está o fato de que elas criam, viabilizam e aceleram novos hábitos e costumes. Por muito tempo gerimos a ferro e fogo. Nestas mesmas décadas duvidamos que outros modelos pudessem brotar e crescer tão rápido. Como tudo agora está crescendo incontrolavelmente, vamos semear o novo e fazer do momento de crise a virada que deixará para trás não apenas uma pandemia, mas também hábitos e costumes que já pareciam fazer pouco ou nenhum sentido para nós, tais como Autoritarismo, Preconceito, Falta de Respeito, Inércia, Individualismo etc.
12- Estabelecer canais claros de comunicação, com recorrência e valor, lúdicos e úteis. Essas comunicações devem ser Frequentes e Transparentes.
13- Todos olham para o passado para imaginar saídas da crise. Olhe para o futuro e o imagine com os novos inputs.
14- Quando, e se usar, as medidas aqui listadas poderá encontrar caminhos incríveis. Seja sensato e não se acomode com as primeiras conquistas ou não desanime com as primeiras derrotas, ou seja, a luta nunca vai acabar. Não idealize ser feliz um dia, faça isso todos os dias. Envolva seu time, compartilhe os novos caminhos ou ainda melhor, criem juntos e faça com que todos sejam proprietários do novo modelo que nascerá nesta nova fase.
15- Fé, União e Atitude.
Temos sempre que Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar!
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